Dificuldades técnicas

A tradução mal começou e já começou mal! Até o momento, a tradução que eu realizava no STS consistia em alterar strings no browser, que eram então automaticamente adicionadas ao jogo mais tarde, quase que como mágica. Porém, quando você está editando arquivos mais crus, diretamente da pasta do jogo, nada é tão fácil. O primeiro problema a aparecer na tradução de Dungeons of Dredmor se deu por causa da extensão do artigo.

Veja bem, os arquivos de DoD são da extensão “xml”, o que para mim não parecia ser nenhum problema, já que é um código básico perfeito para traduções, devido ao fato de ser basicamente um bando de strings dentro de classes e sub-classes. Eu logo comecei a tradução do “tutorial.xml”, um único arquivo com todas as strings para os tutoriais do jogo, parte que considerei essencial para um novato, portanto a primeira que deveria ser traduzida (além de ser mais tranquila). O problema surgiu quando tentei a tradução do primeiro tutorial no jogo. Ela simplesmente não aparecia, além de quebrar o jogo caso algo fosse clicado.

Após fazer vários testes, tive que visitar os fóruns oficiais do jogo para pedir ajuda. Rapidamente o óbvio foi constatado: o arquivo, por “xml”, não se dava muito bem com acentos, algo que não é realmente um problema para a língua inglesa, mas uma grande barreira para português. A primeira solução para o problema seria não usar acentos (!), o que significaria nada de tradução. A segunda solução seria traduzir tudo primeiro, depois substituir as letras com acentos por código ASCII, para que o código não quebrasse. Apesar de funcional, significaria um puta de um trabalho extra, diminuindo grandemente o ânimo.

Por fim, após procurar no Google, resolvi usar a solução de colocar um código extra no arquivo que fazia ele utilizar um ISO diferente para a fonte, permitindo acentuações. No momento tudo funciona corretamente, com os acentos aparecendo e nada quebrando, porém isso é só em um arquivo. É possível que futuramente hajam problemas, talvez arquivos que não permitam esse código, e então como fazer?

O código salvador:

<?xml version=“1.0” encoding=“ISO-8859-1” ?>

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s