Tutorial totalmente traduzido e testado

Até que não demorou muito tempo para traduzir o tutorial de Dungeons of Dredmor. É claro que, para ser honesto, nem todos os termos foram traduzidos, ainda falta-se traduzir nomes de monstros, habilidades e itens, porém nomes próprios são coisas que pretendo fazer em seguida. Além disso, outra dificuldade cai sobre minha cabeça.

Como o que estou traduzindo é basicamente o código do jogo (para não parecer ignorante, sei que não é código, mas faz parte dele), isso significa que vários termos não podem ser “simplesmente” traduzidos de cara, já que são nomes de variáveis sendo chamadas em outros arquivos .xml. Por exemplo, no código a seguir:

<script action=“removeblocker” value=“Wooden Gate”/>

O termo “Wooden Gate” é o nome de um objeto que aparece no jogo, portanto que deve ser traduzido. Porém, se eu fosse traduzi-lo nesse exato momento, o tutorial provavelmente não poderia ser terminado, já que “Wooden Gate” é também o nome do objeto no arquivo “rooms.xml”, o arquivo que contém o código que serve para construir os mapas do jogo e, também,  dos tutoriais. Se eu traduzisse para “Portão de madeira” somente no arquivo “tutorial.xml”, o código não acharia esse objeto dentro de “rooms.xml” e nenhum portão seria removido, assim o jogador não poderia avançar!

Esse tipo de problema irá aparecer ao longo da tradução várias vezes pois cada tipo de objeto está em um arquivo diferente (itens em “items.xml”, salas em “rooms.xml”, habilidades em “skills.xml” etc.) e muitas vezes uns fazem referência aos outros. Isso significa que eu vou precisar aprender quais termos se encontram em quais arquivos para poder traduzir ambos ao mesmo tempo, para então testá-los. O que me lembra de uma coisa, testar traduções de jogos é bem difícil. Mas vou deixar essa pra outro dia.

Enquanto isso, aqui vai o arquivo “tutorial.xml”, para quem estiver interessado em testar a tradução. Basta substituir o arquivo original por esse que deve funcionar (também precisará do arquivo “rooms.xml”, por causa de um referenciar o outro, como falei):

Tutorial.xml

Rooms.xml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s